Junior SMS/ agosto 1, 2020/ Dicas e Tutoriais/ 0 comentários

Algumas pessoas reclamam que a velocidade de rolagem (ou scroll) do seu mouse no Linux é muito lenta. Isto torna-se ainda mais incômodo durante a utilização de navegadores de internet, quando o recurso é amplamente utilizado. Se este é o seu caso, aprenda neste tutorial como configurar seu mouse aumentando a velocidade da rolagem.

A maneira mais simples de se realizar a configuração é com a utilização de um aplicativo – o imwheel – que roda em segundo plano e altera as configurações do seu mouse. Este aplicativo está disponível para download nos repositórios (ou servidores) da maioria das distribuições Linux.

Neste tutorial vamos utilizar o Linux Mint, mas basta fazer as adaptações para sua distro e o processo funcionará corretamente.

Instalação

No caso do Mint, basta abrir sua loja e procurar por imwheel. Clicar, então, no programa e na próxima página clicar em instalar. Se você utiliza outra distribuição Linux (baseada em Debian) e não encontrar, tente instalar pelo terminal utilizando o comando

sudo apt-get update && apt install imwheel

Após instalado, você não encontrará o aplicativo no menu do seu sistema, já que ele não possui interface gráfica. Ele precisa ser iniciado pelo terminal digitando-se apenas imwheel. Mas você pode, como demonstraremos a seguir, colocar sua inicialização automática, fazendo que ele seja iniciado junto com seu sistema sempre que ligá-lo.

Configuração

As configurações do imwheel são realizadas através de um arquivo de texto contendo as instruções que o programa irá seguir. Confira a seguir como alterar ou substituir este arquivo.

Primeiramente abra seu gestor de arquivos. Ele certamente vai exibir sua pasta de usuário na inicialização (a pasta com seu nome de usuário).

Exiba os arquivos ocultos do sistema teclando CRTL + h ou, no caso do Linux Mint, clicando num espaço vazio da janela com botão direito do mouse e escolhendo a opção “Exibir arquivos ocultos”.

Se o imwheel já estiver instalado, você vai encotrar um arquivo chamado .imwheelrc (sim, com um ponto no início – isto indica arquivos ocultos no Linux).

Se preferir, pode baixar o arquivo aqui, descompactando-o em seguida. Mas lembre-se que ele somente será exibido depois que você optar por exibir arquivos ocultos.

Se desejar fazer a configuração diretamente no seu sistema, clique duas vezes no arquivo .imwheelrc para abrir. Será exibida uma janela solicitando que você confirme se deseja mostrar ou executar. Escolha a opção “Mostrar” e o arquivo será aberto no editor de texto padrão do sistema.

Com o arquivo aberto, substitua tudo o que estiver no seu conteúdo por:

“.*”
None, Up, Button4, 3
None, Down, Button5, 3
Control_L, Up, Control_L|Button4
Control_L, Down, Control_L|Button5
Shift_L, Up, Shift_L|Button4
Shift_L, Down, Shift_L|Button5
None, Thumb1, Alt_L|Left
None, Thumb2, Alt_L|Right

Agora, é salvar e fechar seu editor de texto. Em seguida, tecle novamente CTRL + h para ocultar novamente os arquivos, já que deixá-los à mostra pode fazer com você acidentalmente exclua algum arquivo e acabe danificando seu sistema.

Inicialização automática

Para que você não precise iniciar o imwheel manualmente pelo terminal ou janela de comando toda vez que ligar seu PC, vamos agora configurá-lo para que ele inicie junto com seu sistema.

No passo-a-passo a seguir vamos utillizar o Linux Mint como exemplo, mas em praticamente todas as distros existe a possibilidade de configuração.

Vá ao menu do seu sistema, selecione Preferências e abra “Aplicativos da Inicialização”.

Aplicativos da Inicialização

Na janela exibida clique no sinal de + bem embaixo e escolha “Comando personalizado”. Preencha os dados solicitados colocando imwheel tanto para o nome quanto para o comando (vide figura abaixo), clicando em “Adicionar” em seguida.

Parâmetros do imwheel

Finalmente, para que você não precise reiniciar seu PC neste momento, execute o imwheel manualmente – SOMENTE ESTA VEZ – teclando ALT + F2 e digitando imwheel na janela de comando que aparecer.

Agora está tudo pronto! Seu mouse já está (re)configurado e na próxima vez que iniciar seu sistema o imwheel já estará rodando automaticamente.

Desinstalação

Caso as alterações realizadas não sejam as que você desejava e resolva deixar de usar o imwheel, basta interromper e remover o programa digitando no seu terminal os seguintes comandos:

sudo kill imwheel

sudo apt remove --purge imwheel


Compartilhar este Post

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*